BOBST MASTER DM5 otimiza a produção de rótulos para a I.B.E. na Itália

Mex, Switzerland, 14 October 2021

Desde seu investimento na BOBST MASTER DM5, a I.B.E. S.r.l. conheceu em primeira mão como a impressora de rótulos All-Inline, All-in-One oferece enormes benefícios para os convertedores e seus clientes numa variedade de aplicações.

A MASTER DM5, que conta com tecnologias de impressão de jato de tinta e flexografia UV, oferece aplicação de primer, impressão, laminação, decoração e conversão em uma única passada. Para esta gráfica italiana, a solução modular acabou sendo mais do que apenas outra impressora de rótulos. Além de impressão de alta qualidade, ela está atendendo com sucesso o desafiador espaço entre as tiragens curtas e longas, oferecendo configuração rápida, alta flexibilidade e economia na operação.

“Para nós, as maiores vantagens da DM5 são, em primeiro lugar, ser muito competitiva nas tiragens médias – as mais solicitadas – de 2.000 a 8.000 metros. Isso significa que ela preenche uma lacuna que eu percebia antes, embora para ser justo, possamos abranger todas as tiragens com esta impressora”, disse o CEO Roberto Spreafico. “Em segundo lugar, flexibilidade: é possível produzir qualquer tipo de trabalho exigido pelo mercado, do rótulo mais complexo ao mais simples, em uma única passada, graças à versatilidade da impressora e à excelente integração entre as tecnologias de impressão digital e analógica”.

Menor tempo de lançamento

Como parte do Grupo Spreafin, que conta com cinco empresas e emprega mais de 250 pessoas, a I.B.E. foi fundada em 1998 em Merate, na província de Lecco, no norte da Itália.

A empresa produz rótulos e etiquetas autoadesivas, multicamadas e termo-encolhíveis para uma variedade de clientes, principalmente nos setores de alimentos, vinhos e azeites, higiene e limpeza, e saneantes, tanto na Itália como internacionalmente. Os recursos de produção incluem impressão offset, flexográfica e digital, com investimentos constantes em novas soluções para acompanhar a rápida evolução do mercado.

“O setor de rótulos sempre esteve acostumado a demandas de curto prazo, talvez devido ao rótulo ser um dos últimos itens a se colocar na embalagem. Portanto, agilidade é chave para ter sucesso neste mercado”, disse Spreafico. “Precisamos de recursos de resposta rápida para atender a essas expectativas. Às vezes, entregamos rótulos em apenas dois ou três dias, e é aqui que a tecnologia digital e a automação desempenham um papel fundamental”.

Decoração e automação para agregar valor

A I.B.E. viu a MASTER DM5 em ação pela primeira vez na Labelexpo Europe em 2019. Impressionada com a resolução nativa de 1.200 dpi e velocidade de impressão de até 100 m/min., rapidamente tomou a decisão de selecionar a BOBST.

“Com a modularidade da impressora, nossa empresa foi capaz de desenvolver uma configuração exclusiva que atendia às nossas necessidades específicas, enquanto o alto grau de automação contribuiu para economia de custos, de tempo e menor desperdício”, disse Spreafico.

“Uma grande vantagem da DM5 é a decoração em linha, que agrega valor sem criar gargalos na produção”, explicou. “Escolhemos incluir todos os tipos de opções de acabamento e decoração para imprimir rótulos de alta qualidade em uma única passada a fim de que possamos melhor atender todos os setores e indústrias, por exemplo, os rótulos verticais de cosméticos e vinhos, que exigem o mais alto nível de decoração”.

A MASTER DM5 foi projetada considerando a automação em cada módulo operado por tecnologias digitais. O sucesso da impressora se deve ao fato de que a maioria das etapas manuais normalmente associadas à impressão flexográfica, foram automatizadas com a tecnologia BOBST, como DigiFlexo para registro digital completo e configuração de pressão de impressão. Ela também confere o registro entre a unidade digital e as estações flexográficas, antes e depois da impressão digital, o que significa que o operador pode confiar na máquina para manter o registro e trabalhar de forma autônoma. O resultado é um tempo de configuração ultrarrápido, disponibilidade de máquina excepcionalmente alta e excelente repetibilidade.

“Um dos motivos para escolhermos a DM5, além da parte digital, está relacionado à automação na impressão tradicional”, declarou Spreafico. “Os grupos flexográficos são bem integrados e contam com tecnologia de câmeras de controle de registro automático em cada estação. A impressora também é muito fácil de operar e permite trocas de trabalho em pleno voo, troca de corte e vinco semi rotativo ininterrupto e sistema de matriz de resíduos que pode fazer até mesmo os formatos mais complicados solicitados por nossos clientes”. Ele acrescentou que os tempos de configuração alcançados se compararam aos vistos na impressão digital pura, apesar de trabalhos com altos níveis de decoração terem uma natureza de múltiplos processos.

Cobertura de todas as possibilidades com uma impressora

A variedade de aplicações que podem ser produzidas na BOBST MASTER DM5 habilitou a I.B.E. para transferir trabalhos de offset e silk-screen para a impressora de etiquetas All-Inline. Spreafico comentou: “Graças aos quatro grupos flexográficos, delaminação, relaminação e laminação em linha, podemos cobrir todas as possiblidades sem qualquer distinção. Isso também nos dá a oportunidade de replicar rapidamente rótulos que geralmente são impressos com outras tecnologias, como offset e toner digital ou puramente flexo”.

Os substratos que podem ser impressos incluem papel autoadesivo para etiquetas (papel, PET, BOPP e PVC), papel não suportado (mín. 80 g/m²), papel cartão leve de até 180 g/m² e, opcionalmente, material fílmico não suportado. A empresa ficou agradavelmente surpresa ao descobrir que a impressora também pode lidar com aplicações em rótulos de vinho. Spreafico revelou: “Para alguns rótulos de vinho impressos em papéis menos texturizados, fomos capazes de substituir a tecnologia offset pela DM5”.

Além disso, a I.B.E. descobriu que a durabilidade da impressão pode competir com o silk-screen sem a necessidade de laminação, o que gerou economia de plásticos, reduziu a espessura das etiquetas e simplificou o processo de acabamento. As tintas possuem alta resistência à abrasão e agentes químicos, o que as torna adequadas para rótulos de produtos químicos, segundo Spreafico.

Após alguns meses de uso da DM5, ele concluiu: “Nós realmente atingimos o objetivo com este investimento, especialmente devido ao mercado continuar demandando pequenas e médias quantidades, baixos estoques e pedidos cada vez mais frequentes. Esse tipo de serviço com prazos de entrega curtos, aliado à qualidade e repetibilidade, são os principais benefícios que nossos clientes estão tendo”.

Sobre a BOBST
Somos um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços para conversão, impressão e processamento de substratos para as indústrias de etiquetas, embalagens flexíveis, papel-cartão e papelão ondulado.
Fundada em 1890 por Joseph Bobst em Lausanne, Suíça, a BOBST está presente em mais de 50 países, administra 19 fábricas em 11 países e emprega mais de 5.600 pessoas em todo o mundo. A empresa registrou um faturamento consolidado de 1,372 bilhão (em francos suíços) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020.

Contato de imprensa:

PR_BOBST_I.B.E. success story_14-10-2021_PT.docx

The release (available in English, German, French, Italian, Spanish, Portuguese and Russian) and images are available for download at https://dam.bobst.com/Go/vDzxCQT2.

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.

Sobre a BOBST

Somos um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços de conversão, impressão e processamento de substratos para as indústrias de etiquetas, embalagens flexíveis, cartão e papelão ondulado.

Fundada em 1890 por Joseph Bobst em Lausanne, Suíça, a BOBST está presente em mais de 50 países, administra 21 instalações de produção em 12 países e emprega mais de 6 300 pessoas em todo o mundo. A empresa registrou um faturamento consolidado de 1 960 bilhão (em francos suíços) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2023.