A Etipresse escolheu a BOBST como parceira preferencial para um futuro mais forte com impressão jato de tinta

Mex, Switzerland, 11 de janeiro de 2022

A gráfica de rótulos portuguesa Etipresse instalou uma impressora a jato de tinta Mouvent LB701-UV para a produção interna de etiquetas de alta qualidade e pequenas tiragens em uma velocidade muito maior do que as capacidades atuais. A máquina da BOBST foi escolhida após uma avaliação abrangente de todas as principais tecnologias de jato de tinta disponíveis, enquanto a empresa se prepara para desenvolver e acelerar o crescimento recente.

A Etipresse Indústria de Rótulos e Etiquetas, empresa de propriedade familiar, foi fundada em 1994 e hoje é dirigida pelo Proprietário e Gerente Amarílio Botas, tendo como braço direito Paulo Santos, Amarílio Botas e Maria Luísa Botas, sua esposa, com os filhos Miguel e Amarílio. A empresa de rótulos está localizada a cerca de meia hora do centro de Lisboa, no Parque Industrial da Catrapona, onde produz rótulos coloridos e lisos para uma vasta gama de clientes dos setores alimentar, lácteo, cosmético, farmacêutico e muitos outros. ​ ​

O primeiro empreendimento em impressão de rótulos a jato de tinta foi iniciado em 2015, quando a Etipresse comprou uma mini-impressora digital de 18 m/min e um cortador a laser, o que permitiu à empresa dar os primeiros passos em um caminho de crescimento mais rápido, sendo capaz de entregar trabalhos menores em uma margem de lucro muito saudável.

Cinco anos depois, com o surgimento da pandemia em 2020, o Sr. Botas decidiu que era hora de dar um passo maior e trazer a potência do jato de tinta industrial com velocidade muito maior e com qualidade superior em sua categoria. As pesquisas on-line rapidamente apontaram a BOBST, e a equipe da empresa começou a investigar a tecnologia da Mouvent a sério. Isso resultou em uma visita de demonstração à Suíça, onde viram a impressora sendo testada, executando trabalhos reais para provar o excelente desempenho, a alta velocidade e a excepcional qualidade de impressão. ​

“Depois de visitar o Competence Center da BOBST em Mex para realmente conhecer a impressora digital a jato de tinta e vê-la em ação, não foi difícil assumir o compromisso de optar por essa impressora”, disse o Sr. Botas de maneira decisiva. “A impressora Mouvent LB701-UV da BOBST é o nosso maior investimento até hoje e foi feita com um objetivo muito específico: continuar a nossa modernização digital, que acreditamos ser o futuro das artes gráficas”.

Quadruplicando a velocidade de impressão

Instalada em julho de 2021, a nova impressora da BOBST já deu um contributo significativo para o crescimento do volume de negócios da Etipresse, que registou um aumento efetivo de 5% em 2021, chegando a quase € 700.000. Com quase quatro vezes a velocidade de impressão da primeira máquina de jato de tinta da empresa, a Mouvent LB701-UV da BOBST pode chegar a 70 m/min, o que equivale a uma produção de 75.000 m² de rótulos por mês, com apenas um operador.

“Estes últimos meses após a integração da impressora Mouvent LB701-UV da BOBST foram muito positivos para a Etipresse, tanto em termos do equipamento e sua versatilidade, quanto em termos de velocidade, o que nos ajudou a responder aos pedidos com muito mais rapidez”, disse o Sr. Botas.

A impressora é extremamente fácil de operar, oferecendo configurações rápidas e trocas simples para ajudar a maximizar a produtividade e garantir a qualidade. Com um caminho curto da tela, a impressora também ocupa um espaço muito pequeno – graças ao motor de jato de tinta mais compacto do mercado. Este motor aproveita o poder da Tecnologia Mouvent, desenvolvida pela BOBST, onde cada cabeça de impressão incorpora todos os componentes eletrônicos, gerenciamento de tinta e elementos mecânicos dentro do módulo.

“Somos uma pequena empresa, em que cada metro quadrado de superfície conta, então o tamanho da máquina foi um fator muito importante na decisão”, disse o Sr. Botas, acrescentando: “Além disso, o sistema altamente interativo é muito prático para o operador, o que é outra grande vantagem, porque precisamos que cada peça do kit em nossa fábrica seja fácil de usar e não ocupe um tempo valioso”.

A resolução de 1200 x 1200 dpi posiciona a LB701-UV entre as primeiras impressoras a jato de tinta em termos de qualidade de impressão, complementando o benefício da velocidade rápida. Imagens nítidas, cores vibrantes, linhas finas e gradientes suaves caracterizam as etiquetas de alta qualidade desta máquina. “O sistema de impressão a jato de tinta UV da Mouvent é muito diferente em comparação com os outros concorrentes neste campo, e a resolução de 1200 dpi nos permite produzir etiquetas de destaque para nossos clientes”, comentou o Sr. Botas.

Levando o jato de tinta a um nível superior

Com clientes provenientes de vários mercados diferentes de todo o país, a Etipresse aprendeu que a agilidade e a flexibilidade são necessárias para manter a sua vantagem competitiva. “É imperativo não apenas ter alta qualidade, mas também uma resposta efetiva a todos os trabalhos para nossos clientes, e que eles tenham total confiança em nós”, explicou o Sr. Botas, que tem liderado pessoalmente o plano de investimento em jato de tinta.

“Os desafios que tivemos de superar nos últimos 27 anos significam que somos capazes de nos adaptar às mudanças que enfrentamos com facilidade, sejam devido à mudança na tecnologia de impressão, à crise financeira ou à pandemia”.

Para manter esta posição, é importante contar com o apoio de um fornecedor confiável e com profundo conhecimento do mercado local, regional e nacional. “Sempre analisamos nossas necessidades e posição no mercado bem de perto antes de fazermos mudanças, e tenho o prazer de dizer que a experiência com a BOBST tem sido incrivelmente positiva até agora”, disse ele.

“Às vezes, os técnicos são chamados para resolver pequenos problemas e eles sempre respondem prontamente. As intervenções são realizadas em harmonia com os nossos horários e não têm atrapalhado a produção, o que nos deixa muito felizes com esta relação”.

Considerado o futuro da produção de etiquetas, o jato de tinta é atualmente um mercado em rápido crescimento. A longa experiência da equipe da Etipresse com a tecnologia colocará a empresa em uma boa posição, enquanto eles embarcam em uma jornada acelerada com a máquina impressora Mouvent LB701-UV da BOBST, alimentando desenvolvimentos futuros.

Concluindo suas ideias sobre o investimento, o Sr. Botas disse, “Enquanto muitas empresas de impressão de etiquetas só começaram a olhar seriamente para jato de tinta recentemente, investimos desde o início e temos muitos anos de experiência. Agora chegou a hora de seguirmos em frente com uma tecnologia de jato de tinta mais poderosa que oferece maior lucratividade e estabilidade para o futuro, e essa tecnologia vem da BOBST”.

From left to right: Mr. Amarilio Junior, Mr. Amarílio Botas and Mr. Miguel Botas
From left to right: Mr. Amarilio Junior and Mr. Paulo Santos
Mouvent LB701-UV

Sobre a BOBST
Somos um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços para conversão, impressão e processamento de substratos para as indústrias de etiquetas, embalagens flexíveis, papel-cartão e papelão ondulado.
Fundada em 1890 por Joseph Bobst em Lausanne, Suíça, a BOBST está presente em mais de 50 países, administra 19 fábricas em 11 países e emprega mais de 5.600 pessoas em todo o mundo. A empresa registrou um faturamento consolidado de 1,372 bilhão (em francos suíços) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020.

Contato de imprensa:

PR_BOBST_Etipresse_11-01-2022_PT.docx

Receba atualizações na sua caixa de correio

Ao clicar em "Inscrever-se", confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade.

Sobre a BOBST

Somos um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços de conversão, impressão e processamento de substratos para as indústrias de etiquetas, embalagens flexíveis, cartão e papelão ondulado.

Fundada em 1890 por Joseph Bobst em Lausanne, Suíça, a BOBST está presente em mais de 50 países, administra 21 instalações de produção em 12 países e emprega mais de 6 300 pessoas em todo o mundo. A empresa registrou um faturamento consolidado de 1 960 bilhão (em francos suíços) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2023.